sexta-feira, 2 de junho de 2017

Roteiro Paranaense: Parte 3

Colocando a casa em ordem, quem sabe logo termino de contar as minhas férias. Elas foram em Janeiro, mas ainda sinto uma saudade enorme, sabe o que dizem né: Depressão Pós Férias!!! kk

4º Dia - Argentina - Cataratas do Iguazú - Puerto Iguazú - Usina ITAIPU (Brasil)





E logo cedo, lá vamos nós de novo. Dessa vez a primeira parada seriam as Cataratas do lado Argentino. Ou seja: passaríamos novamente pela fronteira. Só que ai que tava o rolo todo da coisa. Para passar do Brasil para Argentina e vice e versa é super demorado. 

No nosso caso, como eramos 'excursão', tínhamos que esperar os funcionários registrarem nome a nome, RG por RG, conferir as autorizações dos menores de idade, e tudo o mais. 

Só nessa ida até lá foi 1:30 hs de espera. Deu até para cochilar e acordar. Mas em partes, é uma burocracia precisa certo? Pois bem, passando tudo isso, chegamos as cataratas. Por incrível que pareça, o hotel realmente ficava mais próximo de lá do que das cataratas brasileiras. O que atrasou mesmo foi a fronteira.






Chegando lá, descemos a pé o primeiro trecho, cerca de 1, 2 km. Mas arborizado, bonito. E nessa altura do campeonato, já tínhamos nos enturmado com o pessoal.

O guia local já tinha facilitado as coisas, para que a gente não demorasse tanto tempo na fila, e comprou os ingressos. Pagamos cerca de $66 reais. O pessoal do ônibus perguntou: Aposentado/Estudante paga meia? E ele foi claro: 'Se eles não pagam meia no Brasil, nós também não pagaremos aqui!'

Quando você entra, existe tipo uma plataforma, que te leva num trenzinho aberto até a Garganta Del Diablo. Mas, muitas pessoas fazem o percurso a pé mesmo, são uns bons kms de distancia. 

E existem outras trilhas ali para serem feitas. Mas com o horário apertado, só fomos na Garganta mesmo. E valeu a pena. Muito. 






O Sol estava rachante! 40º direto na cabeça. E a pessoa de alcinha, sem nenhum boné! Mas paciência. Até chegar na Garganta, existe um trajeto por cima do Rio Iguazu. Pouco mais de 1 km. E é lindo. Lindo mesmo. Talvez as pessoas de mais idade e crianças sofram um pouco, mas é lindo olhar ao horizonte e só ver água, natureza, água, mais natureza, mais água!!

E enfim, você chega nela: aquela queda imensa de água, que você não vê o começo e nem o fim, e que um dia antes eu vi de baixo para cima. E naquele momento via de cima para baixo. Ai que sensação linda.






A quantidade de pessoas era absurda. Fui na alta temporada então tava explicado! Mas você acaba nem ligando e aproveitando aquilo. Aproveita para olhar aquela imensidão de água e agradecer a Deus, aos céus, aos cosmos, que aquilo tudo ali, pode ser visto de perto.

É incrível, não explicado em palavras. Minha tia se empolgou e compramos até uma foto, que um funcionário especializado tira. Achei super legal, é em um ponto super lindo da queda da água, e ele espera o momento que aquela 'nuvem de gotículas' sobe para deixar a foto ainda mais bela. Para os brasileiros a foto sai por $30 (acho que varia de acordo com o Dolar)







Saímos de lá e voltamos para aquela primeira estação. E dali sai um trem que leva a saída do parque. Porém esse sai a cada 40 minutos. E infelizmente perdemos um. E tivemos que esperar e esperar! O que foi muito cansativo, por conta do Sol, e da fome, pois já tinha mais que passado da hora do almoço. Mas estávamos fortes, até onde sabíamos.

No roteiro que compramos na CVC, constava que iriamos a Puerto Iguazu, uma cidade vizinha a Foz, conhecida pelas Azeitonas deliciosas e o divino Alfajor Argentino! Só que no mesmo dia, teríamos que fazer a visita a Itaipu, mas tudo teria que ser feito muito rápido, pois a Usina fecha a ultima visitação as 16 hs (direi mais para frente).







Então em Puerto Iguazu foram só 30 minutos para as compras. É uma ruazinha só que tem as lojinhas. E demos 'a sorte' de chegar na hora da ciesta, em que todas as lojas realmente fecham para descanso. Mas deu para comprar o que queria: alfajor, azeitonas, doce de leite... Pena que não deu para trazer mais, são deliciosos.

Então começou a corrida contra o tempo, para chegarmos até a Usina Itaipu.. E foi ai que eu não fiquei bem, infelizmente. Como o ônibus acelerava, e freava por conta dos faróis, e eu não havia comido nada que sustentasse, e nem tomado o remédio para enjoo, comecei a ficar pálida, a pressão caiu e fiquei bem ruinzinha... infelizmente..






Mas quando chegamos na Usina Itaipu tivemos que descer para a revista obrigatória. O que me fez bem, pois consegui andar um pouco e tomar um ar. E tomei um remedinho lá, que me ajudou a chegar até o hotel. 

Na hora das fotos, bota um sorriso na cara e saia linda! Brincadeiras a parte. USINA ITAIPU é demais!

Que lugar fantástico. O passeio é feito com o ônibus próprio da Usina ou o da Companhia de Viagens. E fomos no nosso mesmo. E não deixou nada a desejar não.








Sabe quando você vê coisas em filmes, em maquetes, em documentários e nunca imagina estar ali dentro? Eu me senti assim. É espetacular aos olhos. Vê que algo daquela magnitude está em terras brasileiras deixa o coração pulsando de orgulho. É espetacular!! Faltam palavras de verdade.

E o guia local super explicava, como tudo foi feito, vários detalhes e tudo o mais. E durante o passeio existem paradas onde você desce para tirar fotos. E os lugares são de perder de vista. Quando o ônibus passou pela ponte que de um lado é a água que já passou pelos tubos e tal, e do outro uma imensidão de mar azul, calmo, parado.. é surreal!









Lá certamente eu voltaria também. Talvez com mais calma, sem estar ruim, aproveitaria melhor o passeio. Mas valeu cada segundo ali. Rolou até uma lagrimazinha no olhar quando sai de lá.

Chegando ao hotel, a unica noite que teríamos livre, e o pessoal combinou de aproveitar a piscina do hotel, eu não fui. Não estava legal mesmo. Então foi banho, canja de galinha e cama. Pois no outro dia, seria estrada novamente. 

Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina e Itaipu deixaram uma marca em mim, e em minha tia também. Foi uma viagem incrível. E que eu recomendo de olhos fechados a todos!

E esse roteiro ainda continua... aguardem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*