segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Andei lendo: O Diário de Myriam, Myriam Rawick








Oi, oi gente!

E não é de hoje, que eu sempre trago em meio as minhas leituras, títulos com 'diário'. É algo mais forte que eu. Mas comecei a perceber o quanto sou apaixonada nesses tipos de registros. O que me faz as vezes pensar o quanto preciso retornar o meu. 

Esse livro faz parte da Darkside, da linha DarkLove. Era o último da minha compra lá de 2020,2021 que eu fiz e ainda não tinha lido. Acabou se perdendo. E eu não sei porque demorei tanto. 

Ele conta a história de uma garota de 13 anos, que vive uma pré adolescencia em meio a guerra da Siria. Myriam acaba sendo muito parece com Anne Frank, registrando seus sonhos e pretensões futuras, e tentando fugir do que acaba acontecendo com ela, mas tendo os pés nos chão e olhos abertos para essa realidade que à cerca. 

A menina viveu num bairro que hoje infelizmente já não existe mais, e que vive com sua família pulando de lugar em lugar, conforme a segurança é melhor, fugindo de bombardeios, tentando encontrar conforto nas poucas vezes que consegue ir a missa com sua família, vivendo realmente um dia após o outro.



O livro trás com uma imensa sensibilidade os momentos doces que uma garota vive, como suas melhores lembranças, ou momentos raros em que conseguiu sorrir, com momentos tensos, onde tudo era incerto, onde pessoas próximas 'sumiam', onde ela não sabia mais onde poderia pisar amanha. 

E saber que Myriam não é uma personagem, faz tudo ser mais emocionante e carregado de sentimentos. O livro nos faz questionar o mundo em que estamos vivendo, quem somos em meio a multidão e o que essa guerra ocasionou não só as pessoas que moravam lá, como ao resto do mundo. 

Apenas leiam, deixem que Myriam fale com vocês. Que ela conte sua história e seu dia a dia. Abra os olhos e veja o que se passa na cabeça de uma menina que está se tornando mulher, e que talvez tenha precisado amadurecer rápido demais!

'Adoraria que um dia as estrelas da minha bandeira fizessem parte de uma constelação e pudessem ser vistas por qualquer pessoa, de qualquer parte do nosso planeta.'

Classificação Literária: 4,5♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*