segunda-feira, 22 de março de 2021

Andei lendo: O ódio que você semeia - Angie Thomas

 

Eu tava doida pra vir aqui falar desse livro! É um dos meus favoritos, e quero reler em breve, pra aprender mais e absorver mais.

Eu vi na verdade o filme primeiro e me encantei com a história e os personagens. Me impactou e já me deixou curiosa. Li no Kindle, e foi uma leitura que fluiu mega bem.

Starr é uma jovem negra, que mora numa periferia, porém seus pais tem uma boa condição financeira, então mandam ela e seus irmãos para estudarem na parte nobre da cidade. O que faz com que Star viva em dois mundo, e não queira que esses mundos colidam.

 


Numa noite, Starr e sua amiga vão a uma festa em seu bairro e seu amigo de infância Khalil aparece na festa. Porém diante de uma denúncia a festa é parada e Starr foge com Khalil. Ela aprendeu desde pequena como um negro deve se portar diante da policia. Sem movimentos bruscos, deixar as mãos à mostra, não responder grosseiramente. Porém, infelizmente Khalil não conhece esses ensinamentos e por conta de um mau entendido, o policial que os aborda atira em Khalil sem nem pensar.

 


E daí em diante a luta da jovem protagonista começa. Ela precisa provar que Khalil não foi culpado, que foi um erro, e que a culpa não é dele, apenas por ser negro. O ódio foi semeado e Starr começa a lutar de todas as formas contra esse sistema que faz com que eles sejam os errados.

 


É um livro que te mostra muito sobre racismo, sobre preconceito, sobre lutas pela igualdade, sobre família, sobre amizades perdidas por conta de briga entre policiais. Um livro que te faz segurar o fôlego muitas vezes, te faz pensar em que pontos você vem errando na sociedade, e em quantas Starr's e Khalil's podemos conhecer na vida.

 


Algumas frases:

'Com a primavera, vem o amor!'

'Não se pode dedurar quando não se sabe de nada.'

 




'Isso quer dizer que o ódio  que a sociedade nos dá quando somos pequenos morde a bunda dela quando crescemos e ficamos doidos. Entendeu?'

'A única coisa pior do que pais superprotetores são irmãos mais velhos superprotetores.'

'Algo pelo qual viver, algo pelo qual morrer.'

 


 
'Deus deu um cérebro a você. Você não precisa do deles!'

'As despedidas doem mais quando a pessoa já partiu...'

'Proteja-os, afaste-os das coisas ruins e os ajude a reconhecer as cobras dentre os amigos'

'Agora esta é uma história, tudo sobre como, minha vida foi invertida, virou de cabeça pra baixo. E eu gostaria de tomar um minuto apenas, sentar ali, eu vou te dizer, como eu  me tornei o Príncipe de cidade chamada Bel-air.'

'Quando se vê o quanto uma pessoa está fragilizada, é o mesmo que vê-la nua, e não tem como olhar para ela do mesmo jeito.'

'Mas mamãe se cansou da forma como as pessoas aqui agem como se a merda delas não fedesse.'

'Homens não ligam para o que os outros pensam'

'Mas as vezes o certo não é suficiente, né?'

'As vezes você pode fazer tudo certo, e mesmo assim, as coisas dão errado. O importante é nunca parar de fazer o certo.

'Então, o sistema ainda está semeando ódio, e todo mundo ainda estáse fodend*.'

'Quem eu digo que você tem que temer - Ninguém além de Deus'

'Se bebes contam como humanos quando são pequenos, legumes contam como legumes quando são pequenos.'

'Fé não é só acreditar mas dar passos na direção da crença.'

'Nós deixamos as pessoas dizerem coisas e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual é o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deve ser.'

'Logo cedo eu aprendi que as pessoas cometem erros, e que você tem que decidir se os erros, são maiores do que seu amor por elas.'

'A melhor forma de perder o tesão na hora? Seu irmão aparecer!'

'Mas percebo que ser real não tem nada a ver com o lugar onde você mora. A coisa mais real que posso fazer é proteger minha família.'

'Algumas coisas são mais importantes do que outras.'

'Ter coragem não quer dizer que você não esteja com medo Starr - diz ela - Quer dizer que você segue em frente apesar de estar com medo.'

Classificação Literária: ♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*