segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Andei Lendo: O Diario de Nisha - Veera Hiranandani




Oi, oi gente!

Eu não via a hora de vir aqui falar sobre esse livro. Que eu amo livros sobre guerra, vocês aqui já estão cansados de saber. Então eu sabia que esse livro entraria pros meus favoritos assim que lesse.


Ele não é uma história real, mas poderia ser. Foi baseado em histórias que a autora ouviu de seus familiares que passaram pelo período retratado no livro. 


Nisha mora com sua família: pai, avó e irmão gêmeo. E não é uma garota de falar muito. Então como refúgio, ela começa a escrever o que sente em seu diário. E escreve na forma de cartas a sua mãe, que infelizmente morreu após o parto dos filhos. 


Ali, Nisha fala de tudo que sente, que observa, e começa a contar sobre as mudanças que estão ocorrendo ao seu redor. Ela vive na época em que ocorreu a Partição da India, em 1947, onde muçulmanos e hindus tiveram que ir cada um para o seu lado. O que começa uma guerra.


Simplesmente no meio da noite, ela se vê com uma mochila nas costas e pouquissimos pertences e comidas, caminhando sentido a casa de um tio que ela nunca viu e nem sabia que ele existia. E é nessa viagem que ela passa por situações de desespero, medo, angustia, onde é um querendo ser mais forte que o outro, não importa como. 


Nesse momento estar com a família é a força da garota. O pai então percebe que a sua menininha cresceu e é muito mais capaz do que ele pensava. Ela e o irmão tem uma relação linda. Conturbada como qualquer relação fraterna mas linda de se ver... um completa o outro, realmente. 


É um livro que você não consegue parar de ler, você quer saber mais, onde ela vai chegar, se a família chegará inteira, e se tudo ficará bem. Você consegue se imaginar dentro das situações que a garota passa. Um livro sensível, complexo e de uma delicadeza surpreendente. 


Por hora, está nos meus favoritos de 2023.

Classificação Literária: ♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*