segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Viagens Literarias: A Guerra que me ensinou a viver, Kimberly Brubaker Bradley




Oi, oi gente!


E bora começar a semana com resenha. E já adianto: fortes chances desse livro ser o meu favorito de 2022.


Quem me segue no TikTok sabe que eu decido minhas leituras de uma forma muito moderna: escrevi os titulos que tenho pendentes de leitura em papeis e coloquei numa caixinha.


Quando uma leitura acaba, faço o sorteio da próxima. E eu fiquei muito feliz em ter sido esse. E ele me salvou de uma ressaca literária. Li em 1 semana, e me encantei.


Aqui temos a continuação da história de Ada, após os conflitos enfrentados no ínicio da guerra. O livro começa com a nossa menina fazendo o que sempre sonhou: a cirurgia de correção do pé torto. 



Ela, seu irmão Jamie e a guardiã legal dos dois, Susan, moram agora no chalé que fica nos fundos da residência dos Thorton, já que a casa de Susan foi bombardeada. 


A situação não está fácil, vários vizinhos já não estão entre eles, a escola está fechada, o racionamento de comida só aumenta. E as coisas só pioram quando Lady Thorton tem que ir morar com eles no chalé, já que a casa será usada para fins de guerra. 


Quando Ada achava que as coisas não poderiam piorar, o Sr Thorton trás para casa uma garota judia, com o pretexto de que ela estudará com Susan, para prestar uma prova.



O que não é de tudo mentira, nem de tudo verdade. No começo, a amizade das duas não é das melhores, mas depois as coisas começam a fluir. 


Ada passa por várias coisas ao longo do livro: sua adaptação com o novo pé, a sua amizade por cartas com a filha dos Thorton, o passeio surpresa noturno com o filho deles que está lutando na Guerra e as coisas com a mãe, a biológica. 

Esse livro me pegou, me abraçou e embalou. É um livro de muitas emoções e situações que você não espera. Que você sente o que a garota sentiu, que você quer estar com Ada e abraça-la. Eu gostei muito desse livro, era o livro que eu precisava ler, no momento certo. E é o meu favorito de 2022, a não ser que até dia 31/12 algo mude, será?

Classificação Literária: ♥♥♥♥♥☆

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*