terça-feira, 22 de março de 2022

Viagens Literárias: Cinco livros sobre Guerra








Oi, oi gente! 

Uma das novas idéias que quero trazer para o blog é dar dicas de livros por temas. E decidi começar por um tema que gosto desde sempre: livros sobre guerras.

Porém não sobre os soldados ou a guerra em si. Também me atrai, mas o que mais me chama a atenção são livros que mostram personagens que viveram nesses períodos, o que enfrentaram e tal.



A Meninas que roubava livros, Markus Zusak: Eu não poderia começar com outro livro! Nesse temos a história de Liesel, uma menina que viveu com uma familia adotiva durante os anos de 1939/1943, época da guerra da Alemanha Nazista. Na história, a garota encontra nos livros um refúgio para as coisas que acontecem ao seu redor, e graças a isso, consegue sair com vida de um bombardeio.



Ecos, Pam Muñoz Ryan: Esse livro também é um que tenho um carinho mega especial. São três histórias que se juntam no final, e cada uma em uma época: Um garoto que sonha em ser músico, porém a ascensão do Nazismo atrapalha esse sonho, um garoto que mora com o irmão no orfanato e luta para não serem separados por consequências da Guerra, e uma garota, filha de imigrantes mexicanos que cuida de uma casa de uma familia de japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. A forma como cada história mexe com você é incrivel, e como o final se desenrola, dá aquela emoção precisa no final!



A Guerra que Salvou a minha Vida, Kimberly Brubaker Bradley: Ada e o irmão caçula veem a oportunidade perfeita de ter uma vida melhor, quando precisam sair da Alemanha, por conta dos bombardeios nazistas e fugirem para Londres, morando no interior com uma jovem senhora. Ada então percebe que a vida pode sim, ser boa, mesmo com sua deficiência. O tipo de livro que te faz ter um misto de sensações, desde sorrisos a nós na garganta.




Anarquistas, Graças a Deus, Zelia Gatai: Esse é um dos livros que não é de guerra mundial, mas sim da época da Ditadura que houve no Brasil. É um livro sobre as memórias da infância e juventude da autora, e que retrata alguns momentos em que ela presencia a mudança do seu cotidiano devido a intervenções militares. Vale a pena caso você goste de histórias nacionais. É cativante!


Pax, Sarah Pennypacker: Esse talvez seja o que retrata de forma mais sutil dos que trouxe aqui. Peter e sua raposa são inseparáveis desde sempre, porém após o pai receber uma convocação para servir na guerra, o menino é levado para morar com parentes e sua raposa é devolvida a natureza. Porém o amor que os dois sentem é maior que tudo isso e eles partem em uma aventura para se reencontrarem, mesmo quando os perigos da guerra se aproximam. É um livro mais parado, mas que vale a leitura também.


É isso gente, espero que gostem desse tipo de indicação, e que sugiram temas para que eu traga aqui nas próximas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*