terça-feira, 6 de junho de 2017

A Saga que me enfeitiçou...

Como eu disse aqui, um mês atrás, eu enfim terminei a Saga Harry Potter. Agora sim, dessa vez eu posso dizer que li todos os filmes, e li todos os livros. Com exceção ao 8º Livro (A criança amaldiçoada), e ao Animais Fantásticos, que vi somente o filme.

Conversando com um amigo sobre a saga, percebi que não escrevi ainda, tudo o que senti aqui dentro, lendo, devorando, sentindo tudo que podia sentir (mas ainda dava pra sentir mais coisa), vivendo e respirando Harry Potter. Pois quando não estava lendo, tava pensando no que tinha lido, e assistido.

Resolvi expor alguns pontos que ganharão meu coração e fizeram com que a Saga em si me ganhasse ainda mais. Cuidado caso não tenham lido nem saibam nada ainda, pois pode conter spoilers!

*Forma de Escrita:

J.K fez algum feitiço ou sei lá eu mas ela consegue prender um capitulo ao outro, a ultima pagina de um dos livros na primeira do próximo, e assim por 7 livros. Que não são tão pequenos assim. Ela te envolve, como num abraço, e você fica vidrado demais na história. E tudo, tudo é tão bem feito, que coisas ditas nos primeiros livros, são citadas, concluídas ou explicadas mais profundamente nos últimos, e te deixam com aquela cara de UOU!


*O Romance não é o foco:

Muitos filmes e livros voltado para o publico como de HP acabam caindo em um mesmo clichê de que o personagem principal deve ter alguém que ame ao lado, pois senão não será completo. E J.K fugiu da caixinha. O romance que Harry tem com Gina é lindo, eu amei, super achei fofo e comemorava sim a cada novo passo dos dois. Mas foi muito legal ela não focar nisso, não focar só no Harry amando, no Harry apaixonado. Ele tinha um motivo maior, um foco. O romance acaba complementando a história, e nos livros, as pinceladas que ela dá quando diz algo como: 'Harry olhava pela janela e pensava no que Gina estaria pensando',  que deixam o clima mais leve (e até mesmo fofo), mas não perde o fio da meada.

E o romance de Rony e Hermione. Ahhh gente! É fofo! E é legal a menina do trio (outro padrão das historias ultimamente), não ficar com o principal. Eu não sabia que isso aconteceria. Mas ai você começa a perceber uma coisinha aqui, outra ali, e se apaixona junto.



*Amizade, amizade, AMIZADE!

O trio mais foda que você respeita. Uma amizade que dá vontade de você fazer parte, de ser amigo deles. Uma amizade verdadeira, que acima de qualquer coisa se manteve firme. Tiveram momentos de tensão, momentos de raiva, mas qual amizade de verdade não tem? Harry e Hermione são a forma mais clara, mais pura de que homem e mulher podem sim ser amigos. E dá super certo. Quando Harry diz a Rony: eu sempre a amei, mas como uma irmã! Ela sempre foi uma irmã! É lindo, de encher os olhos. E no penúltimo filme (se não me engano), quando Harry dança com Mione na barraca para alegra-la e ver a amiga feliz, é incrível. O coração palpitou e lagrimas escorreram nessa hora.

E Harry e Rony. Cara! Me lembravam aquela dupla da sala, que não estuda pra valer, mas ta sempre ali. Que é um pelo outro sempre, não importa o que aconteça. E que piadas internas são uma das melhores coisas nas amizades!


*Amar/Odiar personagens

Olha, se teve uma coisa que aconteceu comigo, foi ver os personagens com outros olhos ao longo da leitura e dos filmes. Uns eu já gostei de cara (Dumbledore, fato!), mas outros já odiei desde sempre (Draco!). E alguns eu aprendi a aceitar. Snape foi um deles. Sei que muitos exaltam Snape como a melhor pessoa e tudo o mais. E respeito. Só que para mim não é tudo isso. Snape fez muita coisa ruim sim. Mas fez coisas nobres no fim de tudo. A ponto de dar a própria vida. Teve um motivo por trás do ódio por Harry que fez as coisas fazerem sentido, mas pra mim o.k. Aceito que Snape tinha um passado, tinha motivo. Não amo Severo e nem odeio. Eu respeito. E assim caminhamos.

Um personagem que me cativou muito e que eu não imaginava que seria assim foi Neville. Para mim ele seria só o aluno medroso e atrapalhado, o alivio comico as vezes. Mas fui pega! E me apaixonei pela historia dele, pelo passado, e por tudo o que ele fez até o final da história. Muitas vezes eu só sabia dizer: Boa Neville! Vai nessa!


*A mistura de idades

Muitos dos livros que eu li os personagens mantinham uma mesma faixa etaria. E se envolvia algum mais novo ou mais velho era só uma pincelada, ou para dar ensinamento, ou para quebrar o clima. Mas em HP não, Os dialogos de Harry com Dumblore, Harry e Hagrid, Mione (e seus monologos e teorias), Sirius e Harry, Lupin, Olho Tonto, toda a Ordem da Fenix, me encantaram e mostraram que é possivel gerações se entenderem e aprenderem entre si. E ficarem em plena harmonia.

Destaco aqui o Sr Weasley e a Sra Weasley. Eles são pais super protetores as vezes, mas ganham o coração de qualquer um com os ensinamentos, conselhos. E Molly! É a top mãe!!! A cena dela na luta com Belatrix!!! Sensacional!


Bem, ainda falarei muito de Harry por aqui. Então se preparem. Meu coração de fã ainda pulsa forte, com vontade de ler tudo e tudo de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*