quarta-feira, 3 de julho de 2024

Uma saudade junina...




Oi, oi!

Esse ano lembrei muito das suas festinhas. Não consigo lembrar um ano que eu não tenha ido. Era tradição de família, cravada no calendário. 

Você sempre tentava achar a melhor data, para pegar o mais perto possível dos três santos. E incrivelmente, dava sempre certo. 

Lembro de chegar na sua casa, tudo aberto, portão, portas. Quem quisesse era mais que bem vindo. O cheiro de quentão e vinho quente que vinha do caldeirão no fogãozinho deixava a casa aconchegante (e olha que eu nem gosto dessas bebidas).

Por muitos anos, a gente chegava e tinha a vitrola do vô tocando os discos tradicionais de festas juninas. Eu adorava aquela: "Com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar!". E só depois de alguns anos eu me liguei quem era as pessoas da música. 

Tinha o terço, sagrado. Só podíamos comer depois de rezar. Eu como boa criança, tinha minha trupe, e a gente sempre dava um jeitinho de pegar um docinho aqui, ou um salgadinho de bacon ali escondido. Comíamos quietinha para ninguém perceber. Mas no fundo, eu sei que você sempre soube que fazíamos isso. 

A parte que eu mais gostava era no final, depois da ladainha, que você olhava seus três santinhos, já desgastados pelo tempo, e agradecia por mais um ano estar ali para cumprir sua promessa. E falava com eles com um amor, um carinho, uma devoção, que eu jamais vi alguém ter. 

E me lembro, da última vez, que você falou com eles, e pediu forças para no próximo ano rezar de novo esse terço. Mas infelizmente, aquela foi a última festinha, e no fundo, eu acho que você também sabia. A gente até tentou seguir, mas não fazia mais sentido. Não sem aquela que começou e nos ensinou tudo.

Hoje lembro com saudades. As vezes dá vontade de chorar, as vezes de rir de lembrar das histórias. Era um momento de unir todas as partes das famílias, amigos, vizinhos de rua. A casa não era grande, mas parecia duplicar de tamanho, porque o amor ali transbordava e sempre fazia caber mais um. 

E sempre que é quermesse, ou noite de São João, vou cantar e pensar em você: 'Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo"... porque sei que você ai de cima, está fazendo festa com os anjos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*