E hoje é um dia que amo falar sobre! No dia de hoje, comemora-se o Dia dos Avós. Essa comemoração é uma forma de homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus.
Falar de vô e vó para mim tem um peso de emoção. Os pais dos meus pais eu não conheci. Faleceram precocemente, e mal conheceram os netos mais velhos. Mas as mães eu convivi, vivi e aprendi muito com elas.
Fui filha de vó. Meus pais precisavam trabalhar, então minha avó me buscava na escola, me levava pra natação, cuidava de mim até minha mãe chegar.
É engraçado a lembrança que tenho dela me levando no Ginásio, me ajudando por a touca e o maiô e quando começava a aula, eu olhava a arquibancada e lá estava a Vó Adélia, com seu guarda-chuva verde para se proteger do Sol, esperando a neta nadar.
E depois, algumas vezes, rolava uma pipoquinha do moço que ficava na porta do estádio. E ela com toda a calma, quando chegavámos em casa, desembaraçava o meu cabelo, que eu, com meus 9,10 anos, tinha zero paciência para fazer.
E depois de mais velha, já com o Alzhemeir super avançado, me perguntou: Você é casada? E eu disse não. E ela soltou: espera pra casar, porque casar na pressa não vale a pena! Se ela tinha noção do que estava falando eu não sei, mas me marcou.
A Vó Lourdes era um caso a parte. Que mulher marcante! Ela era beata até o último fio de cabelo, tendo santos pela casa toda. Fazia um terço todo mês de Junho, e falava com as imagens como se fossem pessoas. A última vez que ela fez isso está nítida na minha memória, de tão marcante que foi!
Ela era daquelas que mexia com todo mundo na rua. Desde o povo que estava saindo do cursinho, até as estátuas vivas que ficavam no centro da cidade. Era engraçado. E o amor dela por sorvete!? Isso passou pra mim, certeza!
Eu sinto ainda muita falta delas. Tem mais de 10 anos, mas em alguns momentos me dá um aperto no coração. Seja vendo uma foto, lembrando algo, ou vivendo algum momento.
Então eu deixo aqui a minha mensagem, por mais clichê que seja: Se você tem avó ou avô vivos, VALORIZE! Cuide, esteja junto, participe da vida dele. Chame para tomar um café que seja, ou se está longe, ligue, faça uma videochamada, esteja presente. Porque você vai sentir falta, quando eles faltarem. E saiba que eles têm muito a ensinar sim!
Para você que é avô ou avó que está lendo isso: parabéns pelo seu dia! Obrigada por tudo, obrigada por tanto!
Vó Lourdes e Vó Adélia, obrigada por tudo que me ensinaram! Ainda têm muita coisa para falar de vocês! ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*