segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Andei Lendo: A guerra que salvou a minha vida, Kimberly Brubaker Bradley

 

E vamos por os livros lidos em dia por aqui. Tenho até um cronograma e espero muito, muito mesmo segui-lo.

Não é de hoje que já digo aqui o quanto amo livros de guerra. Não necessariamente sobre os soldados, ou sobre o acontecimento. Mas sobre pessoas que tiveram interferências direta ou indiretamente na vida por conta disso. Tanto é que meu livro favorito é A menina que roubava livros... então..

Nesse livro é mostrado a vida da menina Ada, uma criança com uma deficiência, que mora com a mãe e o irmão mais novo, e enfrentam uma pobreza extrema. Se não bastasse todas as dificuldades, ela ainda enfrenta o preconceito da mãe, que não deixa que ela saia na rua, por conta do seu 'defeito', afinal, as pessoas não precisam ver isso.

 


Por consequências da guerra, ela e o irmão são entregues para os postos de ajuda da época, onde famílias com mais recursos, acolhem crianças durante esse período, dando comida, moradia, estudo. E em troca elas devem ser obedientes e ajudar em casa.

 


Ada crê que nunca será escolhida, afinal já uma criança maior e deficiente. Porém ela e seu irmão são surpreendidos quando são escolhidos por uma jovem mulher, Susan, que trás consigo uma perda recente. Juntos os três vão se conhecendo, se descobrindo, e tudo bem as diferenças que eles possuem entre si, eles podem ser felizes ali, e conhecer o mundo, além da janela de casa.

 


Ada me irritou algumas vezes sim. Aquelas birras de criança, que bate o pé e esperneia. Mas ela te cativa, e você entende os motivos dela, e não, não é passar o pano. Você sente o que os três passam, a cumplicidade, o amor que cresce a cada nova situação.

 

 

Se você curte um romance leve, com doses de melancolia, e drama, esse é o livro. E tem o segundo! Que já comprei e lerei em breve.

Seguem algumas frases que me marcaram:

'Escute o que sabe, escute a si mesma!'

'Persistência era não desistir de tentar!'

'Foi horrível, mas eu não desisti. Eu persisti. E venci a batalha!'

Darkside sempre arrasa, não tem como não amar o que eles publicam!

Classificação Literária: ♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*