sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Minha Cirurgia - Cirurgia Ortognatica Classe III - PARTE IV

(Para saber a história toda é só clicar aqui).

Continuando. No dia 25 de Fevereiro de 2013 foi a data para a cirurgia. Se eu fiquei ansiosa? Muito. Mas foi algo que eu estava esperando muito. Então sabia que era enfim a hora certa.

Sai mega cedo de casa, pois tem toda a parte de internação, de preparação e coisa e tal. Confesso que chorei quando fui dar tchau pros meus pais. Os dois foram comigo, e estava tão aflitos quanto eu. Fui preparada pelas enfermeiras e tal. Aquela coisa de roupa de hospital, touca e sapatinho e fui levada para um pré-operatório. Onde mediram pressão, colocaram acesso, e essas coisas. 

Para esse tipo de operação é preciso a anestesia geral. Confesso que fiquei com medo e tal. Por tudo o que a gente escuta. Mas foi de boas. Na medida né. É uma injeção que dói para caramba, não vou mentir. Mas depois que o anestesista aplicou, juro. Não lembro de nada. 

Acordei com um enfermeiro perguntando minha idade e se eu estava bem. Só lembro de dizer que estava com frio. Mas logo depois passou. Bem dizer, dizer não disse. Porque não tinha como falar. Estava com a boca inchada e coisa e tal. Falar era impossivel. Foi por gestos que me comuniquei por uns dias.

Fiquei 5 dias internada. 5 dias na UTI. Pois o hospital (mesmo que particular), não tinha quarto disponivel. Então quando já estava bem, sai direto da UTI para casa. Foram dias dificies, por ficar sozinha e tal. Mas fui super bem tratada. Todos os enfermeiros foram uns amores comigo. E cuidaram super bem. Até quando me deram um banho de chuveiro (2 dias depois da cirurgia), a enfermeira penteou meus cabelos, e fez uma trança depois que estava seco. E recebi visitas dos meus pais que acamparam praticamente lá, meu irmão e minha tia. Eu e o Fê tinhamos pouquissimo tempo de namoro então ele preferiu deixar meus pais me verem. E ele também estudava a noite, então complicava. 

Meu irmão tirou uma foto minha quando foi me ver. Mas eu não quis ver a foto. E só fui me ver, como eu estava, 3 dias depois de operada. O médico me perguntou se eu queria e disse que sim. Quando me vi, não sei qual foi e expressão que passei a eles, mas eu assustei porque achei que estivesse pior. Eu sabia que estava inchada, sabia disso. Mas achava que estava bem mais e roxa. E não fiquei assim não. 

Depois de um dia, fiquei com a boca fechada com elasticos, então comer, somente com sonda na boca e injetando comida com uma seringa. Mas isso em casa. No hospital não comi nada de nada. Então em casa minha rotina de alimentação se reduziu a liquidos, somente liquidos, por 1 mês e meio. Era basicamente leite (com nescau ou sustagem), sopa (tipo papinha de legumes que minha mãe fazia), gatorade, sorvete e agua. As vezes um danone, um suco. Para não enjoar. Eu tive que reaprender do zero mesmo.

Em casa todo mundo com vários cuidados comigo. Os primeiros dias minha comunicação era ouvir o que falavam, e escrever num bloquinho o que eu queria. Tenho esses bloquinhos até hoje guardados. Eu babava muito, e o rosto começou a desinchar. E eu tinha a sensação que chorava o tempo todo, mas era efeito dos musculos voltando pro lugar certo. Minha familai e meu namorado foram primordiais na minha recuperação.

Cuidaram de mim com todo o amor. Cada um a sua forma. Minha mãe perguntando quais legumes queria na sopa, meu pai procurando sabores diferentes de gatorade pra mim, meu irmao trazendo sorvete de Lambada (aquele da Coop - Tomei potes infinitos dele) e todo mundo tendo paciencia para me entender e compreender.

Os próximos post (não sei mais quantos terão sobre), serão sobre a fisio, minha recupeção, meu afastamento do serviço e a volta dele. 

Ficam as fotos do começo de tudo depois. São fotos dos primeiros 5 dias da cirurgia. Vontade de se arrumar nenhuma. O olho até parece pequeno. Mas não era. Era o resto que tava tudo grande. Hoje olho e penso: Caramba, como pode ter ficado assim... Mas no fim da tudo certo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*