quarta-feira, 26 de abril de 2023

Andei Lendo: Para educar crianças feministas, Chimamanda Ngozi Adichie



Oi, oi gente!

E eu disse que aparecia um livro muito bom por aqui. E hoje é esse dia. 

Um livro tão pequeno mas tão recheado de contéudo que fica até clichê falar de como ele é bom. 


Chimamanda recebe o 'convite' de uma amiga: que ela lhe escreva um manifesto de como deve criar sua filha recém-nascida como uma mulher forte, feminista. E ela faz isso maravilhosamente bem, de uma forma geral, que serve para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. 


Através de pontos chaves, ela conversa com você, explicando de uma forma clara e única como criar uma criança de uma forma mais completa nesse mundo tão confuso de hoje. Ela não vem apontando o dedo em nenhum momento. 


A leitura e os ensinamentos fluem. E muito do que eu já pensava eu consegui enxergar em palavras de uma terceira pessoa e perceber que eu não estou errada ou tão fora da curva quanto pensava. 


Várias coisas ali me marcaram, mas a base é aquela que já sabemos: não criem meninas apenas para serem esposas e mães. Não criem um filho que apenas se baseie em um relacionamento no futuro. Ensine os valores do ser humano e não do sexo que ele carregue. Mostre que toda pessoa é importante pelo que é e não pelo que tem.


Ensine que sua filha deve fazer exercícios e se movimentar desde pequena. Mas não para ter um corpo escultural ou ser a mais bela de todas. Mas pela saúde dela, que será muito melhor no futuro. Ensine que todos podem ser o que quiserem ser, mesmo que para isso travem algumas batalhas com a sociedade. 


Isso é só um pouco do que esse livro trouxe pra mim. Me fez um bem tão grande, que eu nem sei explicar. De verdade! Vale a leitura, sempre. E isso não serve apenas para filhos. Serve para você que tem irmãos mais novos, sobrinhos, primos, alunos... 


Algumas frases:

'Sempre confie em seus instintos mais do que qualquer outra coisa.'

'PORQUE VOCÊ É 'MENINA' NUCA É RAZÃO PARA NADA, JAMAIS' (Eu ouvi muito isso, e ainda escuto, e como dói!)


'Porque as roupas não tem absolutamente nada a ver com moral!'

Facilmente, será um dos favoritos do ano.


Classificação Literária: 💓💓💓💓💓⭐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*