quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Andei Lendo: O nome do Vento, Patrick Rothfuss


Não via a hora de vir falar sobre esse livro. Não por ele ser meu preferido, nem nada assim. Mas por ter me ajudado muito no momento que eu o li.

O Nome de Vento é um livro de fantasia. A última obra que tinha lido que chega perto do quesito fantasia foi Harry Potter. Então era um universo que eu ainda não estava acostumada. 

Já adianto não é um livro fácil de se ler. Mas vale muito, muito mesmo a leitura. O livro mostra a história de Kote, um homem que esconde muitos segredos sobre seu passado, e que viveu um momento na história de sua aldeia, que muitos acreditam ser lenda. Mas ele no fundo sabe que não foi.

Um dia, Kote conhece um cronista, que sabe que ele é o menino das lendas, e que quer escrever a sua historia. Kote então promete contar a ele a história toda como realmente aconteceu, mas para isso ele precisará de 3 dias. Então no livros temos dois tempos: a história de Kote na infância até ingressar na faculdade, e os amigos que lá fez, e atualmente, com as coisas que acontecem em seu bar. O livro vem mostrar que as coisas que conhecemos, como por exemplo: agua, fogo, ar, tem seus próprios nomes, e a partir do momento que você descobre o nome verdadeiro, você adquiri poder sobre ela. E Kote... sabe o Nome do Vento. Intrigante essa história toda certo?

Você até mescla um pouco as coisas com Harry Potter, mas não tem a ver. Apenas lembra sabe. Eu gostei muito quando conta as coisas que ele passou na faculdade, as aulas, as alquimias. Esse livro me fez entrar vezes em um mundo de terror, romance, fantasia, ação, tudo junto e traçado de uma forma que te prende. 

Tive horas que me arrastei. Tive sim, não vou negar. Mas valeu muito a pena mesmo. É de uma sutileza incrível. 

Esse livro me ajudou num momento difícil que passei em 2019. A fantasia dele me ajudou a não beirar a loucura. Conhecer o mundo e a história do Kote, me permitiu não surtar, e os elementos dessa história encheram minha mente e meu coração. 

Pode não ter sido uma resenha do livro em si e tal, é que não é um livro fácil de ser explicado. É melhor ser lido.

Algumas frases:

Ele fez tudo certo, por todas as razões erradas.

Eles se consideravam casados e não viam muito sentido em anuncia isso a qualquer governo ou a Deus.

As corujas são sabias. São cuidados e pacientes. A sabedoria impede a audácia.

Encontrei o que eu mais queria, so que não o que eu mais esperava... como tantas vezes aconteceu ao realizarmos o desejo que temos no coração.                                                                                                                                                                                  As entradas são mais fáceis que as saídas.

Todos nos transformamos naquilo que fingimos ser.

Você lhe mostra que ela é linda. Faz seus olhos um espelho, de suas mãos uma prece, No corpo dela. É difícil, dificílimo, mas quando ela realmente acredita em você, de repente, a história que ela conta a si mesma em sua cabeça se modifica. A moça se transforma. Deixa de ser vista como bonita. Torna-se bonita de ser vista.

Enfim, posso ter falado muito, e não ter falado nada ao mesmo tempo. Mas só posso pedir... conheça o Kote, deixe ele te mostrar esse mundo. Vale a pena, e muito. Kote me ajudou quando eu mais precisava.. quem sabe não é o momento dele te ajudar também?

Classificação Literária: 💙💚💛💜

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*