terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Dica da Blogueira: Como controlo gastos e guardo dinheiro



E vamos já começar o ano com dica sim! Já faz tempo que quero vir falar sobre isso aqui. E resolvi de vez por em prática. Muitas dessas dicas que eu darei, foram inspiradas no canal Me Poupe. A Natalia, logicamente, manja bem mais de investimentos e essas coisas, por isso, o canal dela é passagem OBRIGATÓRIA!!

Aqui darei dicas de como eu evito certos gastos que vejo que muitas pessoas não conseguem segurar o dedinho na hora da compra:

* Criar uma lista:

Eu vou marcando no celular mesmo, já que é algo que está a mão sempre, coisas que preciso para casa que posso comprar daqui 10, 15 dias. Espero esse tempo para a lista estar mais completa e não ter que ir no mesmo lugar duas vezes na mesma semana. Pois isso faz com que você leve coisas que não precise. E só vou por exemplo à farmácia, quando a lista já tem mais de cinco itens, a não ser em caso de urgência, como um medicamento de uso continuo.

* Não abrir todos os emails de promoções:

Isso é uma armadilha. Eu abro os emails sim, mas não fico clicando freneticamente nas promoções, porque sei que a tentação é grande. Então, se estou naquela fase do mês, do bimestre que a grana está mais apertadinha, eu nem abro. Mando tudo para lixeira.




* Use produtos que tenham Refil:

Isso ajuda o seu bolso e o meio ambiente também. Produto que tem a opção refil saem com quase 20% a menos do valor do mesmo produto numa embalagem toda nova. Uso isso para maquiagens, cremes, perfumes. E já economizei bons dinheirinhos.

* Carregue miniaturas na bolsa, compre o grande e deixe em casa:

Aqui e quase que o outro item. Eu deixo uma necessaire na gaveta do meu serviço, com escova de dentes, batom, pasta. Então se fosse deixar o vidro de perfume lá estaria bem lascada porque ele é caro. Eu compro a versão do meu perfume em desodorante, e uso um potinho com spray que comprei nessas lojinhas de $1,99 e coloco o perfume lá. Dura quase um mês. E ai trago para casa, encho e pronto! O mesmo com enxaguante bucal: fui nesses atacadões e comprei 4 por $20 reais. Comprei em sociedade com minha tia, então ficaram dois para cada uma. Eu comprei a um bom tempo atrás, a versão menor do enxaguante, e faço o mesmo esquema de encher quando tá acabando. E levo esses vidrinhos todas as vezes que viajo.

* Guarde embalagens, troque por novos produtos:

Outra dica pro meio ambiente e pro seu bolso. Algumas marcas fazem campanhas e promoções de tempos em tempos, trocando embalagens vazias por novos produtos, como batons, cremes e totalmente GRATUITAMENTE. E é sempre bom você ter pelo menos uma marca de preferencia que tenha essas promoções. Eu gosto muito da Quem disse Berenice, e as pessoas que me conhecem já sabem, então eu acabo ganhando esses produtos de aniversário e coisa e tal. Eu uso até o fim, ou até a validade, e guardo a embalagem bem guardadinha, até aparecer a oportunidade.




* Fidelize-se a marcas e acompanhe campanhas:

Isso entra ali em cima. A uns meses atrás eu consegui vários produtinhos de graça só fazendo cadastro e trocando embalagens. Você tem que acompanhar essas marcas nas redes sociais, e ficar ligado. Sempre tem um bom produto que eles estão ''distribuindo' e que se você for comprar, pode levar uma parte de um dinheirinho seu que fará falta no futuro.

* Não use o cartão de crédito a torto e a direito:

Não é porque você passou no cartão que você não terá que pagar nunca. Use o cartão com consciência. Não passe tudo no CRÉDITO, CRÉDITO, CRÉDITO! Se você tem o dinheiro a mão, ou para uso no débito, use!!!! Você ainda pode barganhar um bom desconto. Fiz isso com a minha câmera ano passado, e saiu quase $660 reais a menos e com muito mais itens do que se tivesse parcelado.

* Tenha alguma poupança, investimento ou previdência:

Isso vale muito a pena sim. Nessa parte fico devendo mais informações, porque cada um sabe a sua realidade e deve conversar com seu gerente. E não esqueça de investir sempre, nem que seja um pouco ao mês. Eu comecei um projeto ai, que espero pelo menos chegar na metade dele, ou concluir. Quando tiver na metade eu conto aqui. Mas já fazem 8 semanas que vem dado certo, e estamos no caminho!!!




* Faça um porquinho!

Pode parecer bobagem mas eu consigo guardar um dinheiro assim. A cada dois anos pelo menos eu vou juntando em um cofrinho, garrafa, pote. Cada ano eu invento um lugar. Já cheguei a juntar quase $800,00 de moedas de $1, e quando abri veio em ÓTIMA hora. Outra coisa que faço: como vou na CCXP todos os anos, guardo um valor por mês para esse fim. Pago o ingresso, passagem, alimentação com esse dinheiro, e o restante gasto na feira. Mas não gasto tudo não. Se aparecer algo muito TOPSACIONAL eu compro, mas em todas as edições eu voltei com alguns $$$ no bolso. E eu levo o cartão, mas esqueço que ele está ali.

* Antes de comprar, pense e repense:

Se for uma roupa, pare, PROVE, pense em quantas combinações você pode fazer com o que já tem em casa. Fuja de liquidações, de baciadas e só compre se realmente precisar. E vale a pena aceitar aquela peça de roupa quase nova que a tia, amiga, mãe, irmã desapegou e usar, caso goste. Você renova o guarda roupa, não gasta, e isso não é vergonha para ninguém. E vale a pena repassar as suas pecinhas para frente, em bom estado é claro!!

Bem é isso. Não são dicas de nenhuma Expert no assunto. Só de uma moça que trabalha, que tem seu salário suado, que guarda para a futuro e que compra as coisas que quer, mas com consciência e não com um consumismo desenfreado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*