segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Andei Lendo.. O Ultimo Adeus, Cynthia Hand



O Ultimo Adeus foi meu primeiro livro da Darkside, e agora já era, me apaixonei pela Editora.

Os livros são de um capricho incrível, cuidado sabe. Dá gosto de ter mesmo, na estante. E cuidar com todo o carinho. E vi várias resenhas e instories sobre o livro e me chamou a atenção.



Um breve sinopse do Skoob, para dar uma geral do que fala o livro:

'O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 

O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.'

Lex, é uma personagem que te cativa, mesmo sendo triste. Mas afinal, ela tem um motivo para isso. Seu irmão mais novo, se suicidou, e ela não sabe mais como seguir.



A todo o momento a vida da Lex parece que parou como ela mesmo fala. Que todo mundo que era próximo a ele soube seguir a vida, menos ela. E o que não ajuda em nada é o fato dela começar a sentir o fantasma do irmão.

O livro é escrito de duas formas. Partes o diário de Lex, que foi uma sugestão do seu terapeuta, para que ela conseguisse colocar para fora tudo aquilo que ela tem amarrado no peito, e também por fatos da vida de Lex, tanto atuais como flashbacks. E isso me conquistou muito. Porque as partes que ela contava de coisas que ela e Ty faziam quando crianças, adolescentes. A noite do baile de formatura, dão uma sensação boa sabe, uma coisa família.



E as partes que Lex cita que talvez fosse perceptível que ele não estaria bem, e que ela se culpa por não ter percebido, ou por não ter atendido a mensagem, aquela ultima mensagem que ele enviou, mexem por dentro. Te fazem querer abraçar a personagem, ficar junto, e dar apoio a ela.

Esse livro me mostrou e me ensinou muitas coisas sabe. Talvez digamos assim, reforçar ensinamentos. Valorizar a família, não ignorar uma mensagem por mero egoismo, perceber mais as pessoas no olhar humano, do que no olhar cibernetico. As pessoas ao nosso redor podem estar ruidas por dentro e a gente nem perceber.

Muitas pessoas me julgaram quando perguntaram sobre o que era o livro quando postei a foto no meu Instagran. E quando eu dizia só falavam: ai mais é triste e mimimi, não faz bem ler isso. E eu dizia que: sim, não era um livro super uhul, que faz você sair cantando e fazendo flash mob na rua, mas é um livro bom, para você mesmo. Para o seu interior. Para muitas vezes você olhar para o seu umbigo e ver onde está errando.



É uma cura após o luto. E isso mais cedo ou mais tarde todo mundo vai enfrentar. E parece que você se cura junto com Lex. A cada nova percepção, nova aceitação dela.  Você começa a se colocar no lugar dela, a pensar em pessoas que você perdeu e em como você pode ainda não ter superado 100% (e não tem problema se não superar).

Os personagens que vão aparecendo ao longo da história, nas mais diversas situações dão toda a liga a historia. A melhor amiga de infancia, que nesse momento, em que você menos esperava, voltou a falar com você; o amigo do irmão que acabou de se matar e pode ter muito a dizer; o irmão da  amiga citada acima (e que tá mais atraente agora); e o namorado que ficou para escanteio logo após o luto.

Uma coisa eu aprendi com os lutos que passei na minha vida, e com o luto de Lex: as pessoas que você menos esperar, serão aquelas que estarão do seu lado nos momentos mais dificieis. Porque serem amigos em volta de uma mesa de bar é fácil, mas amigos ao seu lado, velando um caixão, são poucos.

Algumas frases que me marcaram:

'Não existem borrachas na vida.' Alexis, Pagina 16

'O amor é um exemplo clássico d uma ilusão.' Lex

'Somos protagonistas dos nossos filmes'. Damian, Pagina 117

'As pessoas que amamos nunca se vão de verdade'. Dave, Pagina 143

'Guardar mágoa é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra!' Alexis, Pagina 288



Classificação Literária da Blogueira:  ♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*