segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Andei Lendo: Eleanor & Park, Rainbow Rowell


Eleanor e Park!! Que livro cheio de fofura. Mas não uma fofura comum, de sempre e sempre.

Eu era simplesmente DOIDA nesse livro, desde que li a resenha em algum blog. Só que ele estava sempre muito caro quando eu tava sem grana, ou indisponível quando eu tinha recebido. Então acabava ficando para depois.

Mas ganhei de aniversário no ano passado do Fê e fiquei feliz igual a uma criancinha!! Só que estava na vibe de HP e terminei tudo primeiro, e li Fangirl antes, como contei no outro post, já que eu e o Fê faríamos uma leitura coletiva.

Acho que li Eleanor e Park em uma semana. Ele não é tão curto assim, mas te prende e quando você vê, já acabou. 

Uma breve sinopse conforme o Skoob:

'Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.'




Eleanor é a garota 'estranha' na escola nova. Aquela fora dos padrões: Cabelo cacheado, roupas largas e 'diferentes', e grande! (Na visão dela ela é gorda, imensa!). Ela vem ainda de uma família desestruturada: mora numa casa humilde, com a mãe, mais 4 irmãos e um padrasto, que não passa de um canalha, safado, que não gosta em nada de Eleanor.




Park, um descente de coreanos, um nerd, que curte quadrinhos e boa música. É aquele aluno 'normal', que se livra dos populares, mas que não está entre os excluídos.

A história dos dois, começa por conta de uma hq dos X-mens, que os dois começam a ler no ônibus a caminho da escola. De uma maneira tão fofa que te faz suspirar. 




Ao longo da leitura, queria sempre que Eleanor estivesse com Park a todo o tempo, pois ali ela estava mais segura que em casa. Ele começou a gostar dela com tudo que ela tinha. E ela passou a gostar dele também.

Você torce, vibra e se preocupa quando Eleanor sai escondida de casa para encontrar Park no parquinho ao lado de casa. Fica revoltado quando seus irmãos a deduram, e quando o padrasto enfim se revela realmente.

Você torce pelo casal. Para eles ficarem juntos. Ou pelo menos darem certo no tempo que for. O livro é narrado pelos dois personagens principais. E os capítulos encantam igualmente. Ver como Park muda ao longo do livro, e começa a ligar menos para a opinião das pessoas é incrível. 




O livro faz várias referencias musicais que eu acabei pesquisando depois e que encaixam bem com o contexto da história ou com a situação que os personagens estão passando.

Quero reler também. Ele é lindo. Uma prima minha leu e não gostou do final. Eu gostei. É um fim improvável e talvez confuso. Um final que nem todo mundo quer encarar. Mas para mim, fez sentido sim. E deixou a historia até mais bonita!!!

Leiam Eleanor e Park: essa ruivinha e esse japa irão conquistar você!!

Algumas Frases:





'Só queria partir essa música em pedaços - ela falou - e amar todos até a morte!' Eleanor, P. 62

'Não, adoro seu nome! Não quero subtrair nem uma silaba sequer!' Park, P. 110

'Nada antes conta - ele disse - E nem consigo imaginar um depois.' Park, P. 239

'Se você mesma não pode salvar a sua vida, vale a pena algúem salvar?' Eleanor, P. 310

Classificação Literária da Blogueira:  ♥♥♥♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*