segunda-feira, 1 de maio de 2017

Sobre conhecer Harry Potter depois dos 20 e poucos (ou muitos)


Não, você não leu o titulo errado.

Há 6 meses atrás, decidi, abrir mão de preconceito bobo, de frescura, e conhecer mais dessa historia que eu sabia exatamente 0. Sim! Eu nunca tinha lido nada, nem visto os filmes, nem nada de nada.

Monstro? Alienígena? Não sei. Podem até me dizer: mas onde você estava quando tinha 10, 11 anos e o primeiro livro foi lançado? Certamente, fazendo qualquer outra coisa, que não fosse ler, ver filmes. Eu não tinha esse gosto ainda, de devorar livros, seguir sagas... era uma criança...

Uma criança que cresceu desde o 6 anos participando devotamente de coisas de Igreja. Igreja Catolica Apostolica Romana. E o que eu mais ouvia quando os livros/filmes foram lançados: 'Não deixem suas crianças lerem Harry Potter! É de bruxaria, é do demonio (?), não é de Deus!'

E assim eu cresci, e nunca me questionei. E até já fiz chacota com quem era fã. E não entendia porque gostar tanto assim de um bruxo. Ai que horror.

Mas falando num modo geral, pois a historia acho que 99% das pessoas conhecem (hoje já não sou mais esse 1%): é uma historia muito muito boa! E mega valiosa sim!

É um filme de um bruxo? É! Mas poderia ser um livro de uma criança camponesa, que tem os pais mortos por um homem ruim, e que tem que viver assim... Certo?

Digo isso com o seguinte pensamento: Por muitas vezes ao longo dos 7 livros (eu ainda não vi todos os filmes), eu até esquecia que eles tem magia, que soltam feitiços e coisas e tal, de tão penetrante e empolgante que é a historia.

J. K. consegue te amarrar capitulo a capitulo, livro a livro, e você não consegue mais parar de ler até chegar o fim, a ultima pagina, o fechar do 'As Reliquias da Morte'. E para mim tudo foi uma descoberta mesmo. Comecei a ler em Outubro do ano passado e não pesquisei NADA sobre. Pois eu nao queria spoiler.

Toda vez que via algo que poderia citar alguma coisa, eu fugia! kkkk E talvez, quase certeza, que isso tenha feito eu gostar tanto da historia. Irritei o Felipe, tentando arrancar explicações antecipadas, e ele nao liberava nadinha (Obrigada amor!). E conforme lia os livros fui vendo os filmes. O Fê até se sacrificou e nao foi ver 'Animais Fantasticos' para me esperar terminar tudo.

E ele quem me apoiou a ler. Ele também tinha preconceitos bobos, e foi deixando isso de lado. Viu os filmes, se surpreendeu, e comprou um Box com todos os livros. Leu, e desde entao, nao parou de me falar deles, só aumentando a minha curiosidade.

Mas voltando, não é um livro de bruxaria, feitiçaria e tantos mimimis, ao meu ver. É um livro com uma trama que poderia acontecer em qualquer universo que temos hoje, é um livro que mostra varias formas de amor: amor de pai e mãe que morrem pelo seu filho, amor de padrinho, amor de amigos. Mostra que amizades nascem e se fortalecem quando você menos esperar. Nos mostra que o amor, acontece da forma mais simples, e que não precisa ser mostrado toda a hora para ser bonito. 

Me mostrou que adultos e jovens podem conseguir muitas coisas juntos, desde que se respeitem. E não é porque é jovem demais, ou velho demais, que se sabe de menos, ou de mais. Que quando se lutam por 'um bem maior', e quando você acredita, você terá mais pessoas do que pensa ao seu lado.

Os personagens são cativantes, você ama, odeia.. Aprende a amar, aprende a odiar. Começa amando e termina odiando. Começa odiando e termina amando. Hoje, encho a boca para falar da história. E tento quebrar o preconceito que muitos ainda tem com isso, e que eu tive no passado. Gostaria de saber qual seria a minha reação se tivesse 'crescido' com a historia, como muitos cresceram.

Harry cresce e amadurece ao longo dos livros. Os três primeiros são tranquilos, o quarto é o divisor, e do quinto para frente, é porrada atrás de porrada!! Não que tenha brigas (não estou dizendo que não tem), mas digo porrada com relação a historia, de você ser surpreendido a todo momento. Eu por vezes precisei voltar e ler pelo menos uma pagina antes para realmente aceitar, acreditar que aquilo aconteceu.

Então, fica a minha dica: Leiam Harry Potter. Assistam se não gostam de ler. Não importa a sua idade, crença... Leia com a mente e coração aberto. Vale a pena, a historia tem muito a ensinar sim e por mim, pode ser lida, relida e contada sempre!

Bom inicio de mês!

2 comentários:

  1. Que maravilhoso ver que deixou os preconceitos do passado de lado xD
    Eu ainda tenho um bem grande com Senhor dos Anéis, porque tentei ler o primeiro quando tinha uns 11 anos e me traumatize, que até hoje nunca nem assisti aos filmes OE
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que você nunca viu Senhor dos Aneis!!!!!! Menina! Foi uma das primeiras sagas que vi assim, seguidinha uma da outra e gosto pra caramba. Logico que não entendo muita coisa ainda, mas poxa, dá uma chance... você pode gostar agora! :D

      Excluir

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*