segunda-feira, 26 de julho de 2021

26 de Julho: Dia dos Avós!

Vamos começar a semana com data comemorativa? Hoje é um dia que me trás um aperto de saudades no coração. Mas vamos falar disso mais pra frente. O Dia dos Avós é comemorado para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus. Essa data começou a ser comemorada em Portugal, e foi ganhando notoriedade no mundo. 

Falar sobre avós é uma coisa delicada para mim. Os pais dos meus pais eu não conheci. Apenas as mães. E sempre senti que isso foi um buraco na minha vida. Parecia que toda comemoração, toda festa, faltava alguém! Eles se foram bem antes de eu nascer, e o que eu amo é sempre ouvir histórias deles, parece que sinto os dois mais pertinho. 

Cresci sendo filha de vó. Minha avó materna cuidava de mim e do meu irmão para minha mãe trabalhar. Ela dava comida, cuidava, brincava, levava na natação. Uma lembrança muito legal que tenho da Vó Adelia é que quando eu brincava de casinha o dia inteiro, uma forma dela me dar café da tarde e brincar ao mesmo tempo, era ela trazer uma bandeja com o café e paezinhos, bater palma e fingir que era minha vizinha que veio me visitar. Ela fez isso inúmeras vezes, e é das lembranças que quero levar pra vida. 

Minha avó paterna, a Vó Lourdes, foi uma pessoa incrível demais. Beata até os dentes, totalmente devota à Deus, ela me ensinou muita coisa sobre a religião, as orações e tudo o que envolve. Me ensinou a montar o presépio de forma certa, e a fazer o ovo com a gema molinha rezando o Creio em Deus Pai. Ela era um barato, tinha umas tiradas incríveis, e um carinho que era todo dela. 

As duas faleceram no mesmo ano, em 2010. E é bizarro como mesmo depois de 11 anos falar delas ainda me dá um nó na garganta. Só de escrever esse texto eu já estou emocionada. Foi um choque muito grande para mim, eu me vi sem chão. As reuniões de família por muito tempo foram um desafio para mim. Eu estava lá, mas queria fugir a todo o custo. Elas me fazem falta. O cheio, o abraço, o carinho e as conversas. 

E eu ainda fui agraciada com uma avó de coração. Uma tia do meu pai. Eu sinto um amor enorme por ela. E já estou agoniada por estar a quase 2 anos sem vê-la, por conta da pandemia. Ela me lembra muito minhas duas avós, e ela mesmo fala que eu sou neta dela. 

Hoje só quero deixar um pensamento aqui: se você tem avós vivos, cuide, valorize, fique junto. Tire fotos, faça videos, faça-os rir. Guarde momentos e ensinamentos. Troquem experiências. Respeite o tempo, a situação e as dificuldades que a idade trás. Quando o dia deles chegarem, só ficará a saudade, a falta. Valorize o hoje, o agora. Se eles estão longe, ou se você não pode ver por conta da pandemia, ligue. Mesmo que eles não escutem direito e você tenha que falar mais alto. Aproveite esse momento. Ele é unico, passa, e um dia infelizmente acaba!

Aos avós que por ventura estejam lendo esse texto: vocês são demais, que Deus abençoe vocês!

Feliz dia dos avós!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*