segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Traumas antigos... #beda



Comecei a assistir a série This Is Us, e já estou apaixonada. Estou bem no comecinho ainda, mas esse começo já foi o suficiente para eu me simpatizar muito com a Kate.

E o porque disso? Porque nos poucos episódios que mostrou a infância dela, eu passei por situações parecidíssimas, e isso mexeu muito comigo. Kate é obesa, e isso vem desde a infância. Sei que a série mostrará mais e tal, mas o que quero dizer aqui é o seguinte:

Não traumatize uma criança apenas por ser mais uma piada. Não apoie outras crianças a fazerem o mesmo nem nada disso. E se você é pai, por favor, não desconte seus traumas nos pequenos.

Quando eu estava na fase de pré adolescência, aquela fase de transição punk da vida, eu ouvi uma coisa de uma pessoa, que nem é tão próxima assim, mas que me fez carregar essas palavras por toda a minha vida, e nos momentos de bad, são essas palavras que ecoam na minha mente.

Essa pessoa disse para minha mãe e eu estava próxima e ouvi: Nossa, a Carol está gorda para idade dela, e se agora ela está assim, dificilmente irá emagrecer no futuro. Isso bastou, e foi um gatilho pra mim. Com aquela idade, eu já passei a odiar meu corpo. A sempre cobrir e tudo. Jamais usar uma blusa mais curta, ou que ficasse mais justa no corpo. A andar segurando o ar, e a sentar de forma que não formasse os pneuzinhos. Isso com 10 anos! Uma idade em que eu não deveria me preocupar com nada disso.

E esse pequeno trauma eu carrego até hoje comigo. Evito mostrar meu corpo, colocar o biquíni é uma luta comigo mesma, e postar uma foto com ele, jamais! Eu aprendi muito nova, que as pessoas não querem ver um corpo além do necessário, digamos assim. E muitas vezes, essas proibições, começam nas nossas casas, em família.

Quantas vezes eu ouvi: ah não dá pra você usar biquíni, porque olha a pochete pulando. Será que não era melhor um maio fechado? Ou do gênero: se eu fosse você não colocaria tanto doce no seu prato, porque depois é difícil pra emagrecer.

Mas te falo: naquele momento eu só queria aproveitar um doce em família. Eu só queria ser livre como deveria ser e não fui. Já cresci pensando em não comer, em não abusar e sempre estar de olho no quanto e em que eu como. Mas não por minha saúde, e sim por conta de uma aparência par aos outros.

Por isso digo e repito: não faça piadinhas com crianças. Não chame de gordinho, baixinho, ou essas coisas que para muitos é normal. É nessa fase que os traumas começam, e podem ser bem complicados de reverter depois.

Você gostaria de saber que seu filho cresceu com uma imagem de si mesmo distorcida? Gostaria de saber que por conta de uma piadinha ele levou um trauma pra vida?

Pense nisso...

Boa semana!! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*