segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Andei Lendo: Fangirl, Rainbow Rowell


Fangirl e Eleanor e Park foram dois livros que eu tinha uma curiosidade absurda em ler mas que em alguns pontos falharam comigo.

Os dois são bons sim, não vou negar. Rainbow ganhou meu coração pela escrita. Só que em alguns momentos, perdia o fio da meada e por vezes não chegava a lugar nenhum.

Mas falando de Fangirl hoje. Eu acabei comprando essa edição na Amazon, porque super entrou em promoção e o Fê tinha me dado o Eleanor e Park de aniversário. Só que eu estava totalmente envolvida na saga de Harry Potter e não queria para-la no meio.

Esse foi um livro que eu e o Fê lemos juntos. Primeira vez que fizemos isso. Então ele lia no ritmo dele e eu no meu. Quase que terminamos no mesmo dia. O mais difícil foi não comentar NADA sobre, nem se tava gostando nem que não. E no fim nos juntamos e tiramos algumas conclusões.

Mas antes uma sinopse, que tirei do site Skoob para facilitar o entendimento do contexto do livro:



Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série, está sempre antenada aos fóruns, escreve uma fanfic de sucesso e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?'



Cath é aquela menina que ainda carrega dentro de si marcas de sua adolescência. Ela se apaixonou por uma saga (que em praticamente todos os momentos lembra e muito HP). E então decide criar uma fanfic sobre dois personagens, o que a torna uma 'famosa anonima' na internet da vida, já que ela não se revela como Cath quando escreve.

Só que por vezes no livro ela se vê em dilemas que a impedem de por essa paixão em pratica. Como quando entrega um trabalho e a professora não o aceita já que tem ligação com a historia. Ou em momentos que sua amiga de quarto a leva as festas e ela pensa em escrever, escrever e escrever.

E ficamos nesse dilema durante toda a historia. Se Cath enfim terminará a sua historia antes que o ultimo livro seja realmente lançado mundialmente. Se sua irmã gêmea, vai estar com ela ou não quando isso acontecer, já que ela não conhece mais Wren, que ficou descolada e madura demais para Simon Snow.


A personagem principal não é nenhuma beldade fictícia. E isso é muito legal. Ela não teve uma vida amorosa super badalada, e por vezes se vê sem saber ao certo como se vestir, como agir e como falar diante da novidade toda que é a faculdade. 

As partes em que Cath flerta com seu colega de classe e quando não percebe que está sendo seduzida pela possível namorado da sua colega de quarto são cômicas, pois você se vê muito nessas situações em que bate aquele frio no estomago, aquele momento constrangedor, aquela troca de olhares.

A relação de Cath com o pai é outro ponto que vale a pena sim. Ela foi abandonada pela mãe quando criança e carrega muitas marcas disso, embora por partes não assuma. E a relação com Wren, quando essa volta a ser a irmã que sempre foi também dá brilho aos olhos.


É um livro que te deixa assim, como se dizer, duvidoso. Se não fosse pelo Epilogo, que PRECISA ser lido sim, a historia terminaria sem sentido. O que não achei tão legal assim, já que encaro epílogos ou capítulos 'adicionais' como complementos, sabe, para dar uma ajudada na sua imaginação de 'hum, então é isso que aconteceu depois'. 

Mas ao mesmo tempo, o livro te dá muitas emoções, retrata situações cotidianas, familiares que poderiam acontecer com qualquer um. 

Os personagens secundários são bons e te conquistam, mesmo não tendo tanta profundidade assim.

É um livro que indico, que gostei. Mas que me deixou balançada. E isso aconteceu pela primeira vez comigo: Gostar de um livro, mas não aceitar certas partes, ficar confusa se ele é muito bom porém mal acabado, ou se mal elaborado e com um final o.k.

Leiam Fangirl!!! Vale a pena sim. Ele entrou para minha lista de 'reler'. Pois quero ver se consigo enxergar a historias por ontros angulos.

Algumas frases:

'Em situações novas, todas as regras mais complicadas, são justamente aquelas que ninguém se dispõe a explicar (E que justamente são aquelas que você não acha no Google) - P 19

'Não me interessam lábios fora do contexto.' Cath, P 87

'E as vezes a gente pega a mãe de alguém só para provar que ainda está vivo!' Magicath, P 99

'Como se as palavras me atravessassem e eu não conseguisse segurar nenhuma.' Levi, P 166

'Primeiro as amigas, depois os bofes.' Reagan, P 182

'É que.. não se pode desistir as vezes?' Cath P 242

'Meu plano é fazer coisas que te façam querer me ver de novo no dia seguinte.' Levi P 284



Classificação Literária da Blogueira:  ♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*