quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Andei Lendo: O Sol é para todos, Harper Lee



 Oi, oi...

Não sei se cheguei a comentar aqui: Tem dois anos que sempre peço um livro emprestado para a Tia Tata, tia do Fê. Ela é uma leitora assídua e sempre tem boas indicações.. Eu pedi o Comer, rezar e amar (que ainda não vi o filme) e junto como de costume veio um de indicação. Esse daí. E com um bilhete todo fofo. Coisas de Tia Tata.

Enfim, esse livro é lindo! Incrível. Eu já tinha ouvido falar, lido alguma coisa ou outra, mas nunca nem tinha passado pela minha cabeça ler o mesmo. A história é narrada pela fofíssima (mas não se negane pela meiguice) Scout. Ela é filha de um advogado, que em meio aos anos de 1930, decide arriscar e defender um negro, que está sendo acusado por estrupar uma mulher branco. 

O livro trás bem essa temática de racismo. De como nessas épocas as coisas eram para quem era 'diferente' e como ir contra a maioria poderia ser arriscado. 



Como a história é narrada pela menina, alguns momentos ela fica mais leve e descontraída, como uma criança realmente enxerga o mundo. Mas em outros parece que a menininha amadurece uns 50 anos e te dá lições que você até percebe que está segurando a respiração de tão profundo que foi.

Enalteço aqui o personagem de Atticus, pai de Scout. Um personagem que você ama, admira, entende e quer lutar com ele e por ele. E como ele trata os filhos, mesmo em meio a confusão total da época é fascinante!

Foi um livro que me fez pensar muito em como levo a vida, em conceitos, preceitos. Virou um dos meus favoritos de 2018. Farei depois um ranking aqui. E creio que deva ser lido por qualquer pessoa, em qualquer idade. Desde os 'xóvens' que estão começando a ver a vida aos mais velhos, que podem aprender muito mais ainda do que já sabem, ou acham que sabem. 

Algumas citações:

'Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela!' Atticus

'Tente lutar com idéias para variar!' Atticus

'A única coisa que não se deve curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa!' Atticus

'Ninguém precisa mostrar tudo que sabe. Não é educado!' Calpúnia

Classificação Literária da Blogueira:  ♥♥♥♥

2 comentários:

  1. Carol, com certeza esse livro está na minha lista de "xodós". Ele é muito bom e muito lindo.Tem a história triste do moço negro acusado mas em compensação tem tanto ensinamento...Eu também sou apaixonada pelo Atticus.

    ResponderExcluir
  2. Ele é demais né tia... um paizão!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*