terça-feira, 5 de julho de 2016

Quando as princesas saem da caixinha...


Imagem retirada do site: Let Me be Weird

Gosto de como os filmes estão sendo readaptados aos dias de hoje. Tirando aquele tipo de princesa perfeita, do cabelo perfeito, do príncipe perfeito, com seu reino perfeito! BLAHHHH

Creio que tenha começado a abrir meus olhos quando vi Shrek, e conheci Fiona, uma princesa que uma magia reversa, mas que é tão linda por dentro, e por fora também, e com uma força e uma personalidade tão fortes que encantam. E ela como qualquer mulher tem seus altos e baixos, de querer esconder muitas vezes os maiores segredos, de ter seus 'queridos diários' de crianças que sonhava com uma vida linda, um verdadeiro conto de fadas.

Elsa, minha queridinha. Um princesa, que ficou órfã cedo demais, que teve que ser trancada dentro da própria casa por ter um 'dom' que assustava a muitos, e cresceu longe de sua irmã Anna, a quem tanto amava. Na hora certa, teve de assumir a responsabilidade de assumir a coroa, porém sua magia foi maior. O que poucos não entendem, é que na verdade, Elsa pode ser considerada uma bruxa. Sim!! Nem toda a bruxa tem que ser feia de nariz comprido com verruga.

Elsa é o tipo modernoso, que fica indignada quando sua irmã quer se casar com o primeiro homem que viu na vida (#quemnunca). Elsa não liga de não ter um principie encantado ao lado, ela pode muito bem fazer o serviço sozinha e tudo o mais. E ai de quem dizer: Ahhh, mas assim ela fica pra titia!! E dai????

O filme da Malévola me encantou muito. Mesmo ela não sendo princesa o.k? Sempre achei ela 'pura maldade', mas quando você conhece o outro lado da historia, vendo a outra face do quadrado, tudo fica mais claro. Ela sofreu, foi enganada, mas se reergueu. E o amor foi ganhando seu coração, pouco a pouco.

Enrolados mostra também um pouco de quebra do estereotipo de princesa. Quando Flynn no ápice da ação corta o cabelo encantado da princesinha Rapunzel, e ele fica castanho. Logo depois, quando vem a calmaria, ele mesmo diz: Eu gostei!!!

Mérida é outra que me fascina. Quando ela estufa o peito e grita aos quatro quantos: EU NÃO QUERO SER PRINCESA! Buuuuuum! Choque de mente na sociedade!! E ela faz o que muitas mulheres fazem hoje e praticamente todos os dias: conserta erros, aprende algo novo, corre atras do que é o melhor, e faz acontecer. Do jeito Mérida de ser!!

Não é um post sobre feminismo, moralismo, e tantos ismos... Não quero e nem gosto desses rotulos... Mas sou da opinião de que: princesa não precisa ser magra pra ser bela, não precisa ter cabelo longo e loiro e liso e longo e e e e e... Não precisa de outro alguém para ser feliz e fazer acontecer!!

Que como as princesas nós também possamos pensar fora da caixinha. Não precisamos ter todos os itens da temporada, nem a barriga negativa, nem o cabelo 100% antifrizz... A melhor roupa, o melhor corpo, o melhor cabelo é aquele que nos faz rir!!!

8 comentários:

  1. Das novas princesas, amo a Rapunzel! A Elza tem um mega background, mas o jeito espontâneo da Rapunzel é o melhor! E não tem como não ama-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Thais, o jeitinho da Rapunzel encanta mesmo kkkkk

      Excluir
  2. Eu gosto muito das novas adaptações e das novas personalidades.
    Mas, não consigo abrir mão dos originais.
    Claro, que vários clássicos mostram a mulher sempre como dependente e inferior, mas é uma excelente forma de relembrarmos de um passado que realmente existiu e não deixar isso voltar a se repetir ^^

    E a minha favorita é a Mulan rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só Clayci, gostei desse seu ponto de vista, de 'um passado que não pode voltar!' kkkkk Eu adorava ver Mulan kkkk é super lindo e tem todo um contexto tambem!

      Excluir
  3. Oi Carolina... passei no blog Casa, Cantinho e Coisinhas e vi o nome do seu blog e achei o máximo e vim xeretar. Amei sua postagem e também tenho reparo que o olhar feminino tem mudado e sinceramente, acho interessante essas mudanças. Mulheres forte e decididas... a frente do seu tempo trazendo novas lições para esses dias atuais. Não é feminismo, mas um olhar mais sagrado para o feminino... quem sabe resgatando desse poder meramente "adormecido". Um grande e uma semana cheinha de luz. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei que veio aqui Regiane, fique a vontade para xeretar sempre e sempre... Beijokas!

      Excluir
  4. Olá Carolina!
    Curti o texto! Tirando a Malévola (que eu gostaria de ter visto beeeeeeeeeeeeeeem malévola no cinema hehehe) concordo com tudo. Não sei bem se ela se encaixa no rotulo de princesa, mas uma das minhas personagens favoritas da Disney é a Mulan. Antes mesmo do assunto ser tão abordado ela já era forte e decidida. Estou bastante curiosa para conhecer a nova princesa Moana. Vamos ver :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS PAIS <3 Warcraft + A Princesinha de Vader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita,

      Acho que a Mulan se encaixa sim, ela é uma princesa e de quebra é guerreira :) E a Moana está conquistando todo mundo!!! Até eu estou curiosinha!

      Beijos

      Excluir

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*