domingo, 2 de novembro de 2014

Um nova visão sobre o Dia dos Mortos...

Sim, hoje é tradiconalmente o dia de finados, no Brasil. Nunca entendi direito essa tradição, mas desde novinha minha mae sempre me levou ao cemiterio para acendermos velas e rezarmos pelos meus avós e tios.. Mas aquilo para mim era 'normal' afinal, nao os conheci, o unico que tive contato faleceu quando tinha 6 anos então me lembro bem pouco...

Uns fins de semana atrás, fui com meu namorado comemorar meu aniversario, e assistimos o Festa no Céu.. queria muito ver, porque adoro caveiras mexicanas.. Mas não tinha noção do contexto em si. No Mexico, o dia dos mortos é comemorado de uma maneira bem diferente, e essa maneira me fez pensar... e tirar novas conclusoes...

Lá eles nao comemoram como um dia triste... Aumentando ainda mais a falta, dor e saudade daqueles que se foram.. Eles ficam felizes pelas coisas que esses fizeram no mundo, comemoram em volta do tumulo, levam alimentos e pratos em oferecimento a eles, e trocam entre familias.... E o filme passa a mensagem de que: Enquanto esses forem sempre lembrados, estarão no céu, em festa. Quando, um dia, forem esquecidos, cairão para sempre no vale do esquecimento.

A minha relação com perdas é delicada.. Minhas duas avós se foram no mesmo ano, em 2010, com um curto periodo de distancia entre cada uma... A dor que senti, nada fez sarar... Ainda existe, mas não a tristeza, e sim a saudade. Mas, pensando em como elas sofreram, cada uma por uma doença, me fez pensar, que foi na hora certa. Elas precisavam do descanso. E por muito, muito tempo, eu olhava fotos e so fazia chorar... Sentindo saudade de colo, carinho e até de broncas... Hoje penso em como seria bom te-las por perto, vendo a neta formada, namorando... Mas sei que no céu, as duas estão juntas e fazendo festa!! Como deve ser.

Procuro sempre lembrar de cada uma da melhor forma... as lembranças felizes, os momentos juntos... Isso sim dá novo sentido. Quando minha avó paterna faleceu, eu chorava muito no hospital, e um primo meu de coração, criado junto e considerado neto também, me disse: Para de chorar sua boba, a vó tá lá com meu avô, rindo de todo mundo aqui, e dando bronca nos seus tios, por terem ido antes que ela..!

Não que eu não vá acender velas e orar por elas.. e por todos os que já se foram e fizeram parte da minha vida.. mas hoje procuro sempre lembrar das coisas boas que vivi ao lado de cada. Hoje, a ferida aberta já ta cicatrizada, e falo delas principalmente com muito carinho e saudade..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentario ♥ Logo será respondido :*